Publicidade

Últimos posts

Post Top Ad

Your Ad Spot

16 junho 2014

A larva que parasita seres humanos

 16/06/2014:

É quando você acha que já viu de tudo topa com incríveis histórias de pessoas que sentiam muitas dores de cabeça. Uma dessas histórias bem notórias é a de Chris Carlton que ao viajar para a América Central retorna para casa sentindo fortes dores que aumentavam e eram sentidas a cada quinze minutos.



Bem era só ele tomar uma dipirona ou qualquer remédio do gênero, mas além de dor ele sentia que algo "rastejava" dentro de sua cabeça. Sabem o que era? Algumas larvas! Sim as criaturinhas se alojaram na cabeça de Carlton. Agora como? Bem essas larvas eram as crias de uma espécie de mosca.



Essa mosca é como dizia a minha avó a "prima" de outra mosca... A varejeira. Seu nome é mosca de berne — Dermatobia hominis ( conhecida como botfly nos EUA) e ela é nativa das Américas do Sul e Central. Suas larvas se desenvolvem dentro de corpos de outros animais inclusive nos corpos de seres humanos. Elas vão "cavando" a carne de seus hospedeiros com pequenos espinhos que possuem em volta de seus corpos anelares e vão se alimentando dos tecidos inflamados do ser em que elas se encontram.



Apenas a ponta de trás de seus corpos fica para fora respirando o ar e quando se desenvolvem plenamente alargam o túnel que elas estão (dentro do corpo do hospedeiro) e saem para a terra. Assim terminam de se desenvolver e se tornam moscas adultas. Felizmente nós humanos sentimos que a algo de errado conosco e ai procuramos um médico que constata a infeliz situação e ai retira a larva.



Foi o que aconteceu com Carlton ele conseguiu se livrar das larvas, entretanto nossos amigos animais não tem a mesma sorte, todavia podemos levar a acreditar que a mosca pousa na nossa pele, mas não é assim que a coisa funciona. A mosca de berne é bem maior que as outras moscas comuns e facilmente é notada. Ela então fica a espreita de mosquitos (sim mosquitos comuns) e aborda eles durante o voo.



Quando acha uma fêmea de mosquito ela a prende em suas patas e deposita ovos no abdômen da "mosquita" e prende eles com uma cola que a mosca mesmo fabrica. Essa cola (que na verdade é uma substância pegajosa) envolve os ovos e os mantém lá presos até que a fêmea de mosquito (a mosquita) pica alguém.

Cuidado! Elas estão entre nós

Nessa hora a cola derrete, pois entra em contato com o calor emitido pela pele daquele que foi picado. Os ovos caem e entram pelo orifício criado pela picada muito engenhoso não? Assim começa o estágio inicial da vida de uma mosca de berne. Então galera tomem cuidado não vamos deixar água parada. Afinal além de evitarmos a dengue ainda evitamos que outros mosquitos nasçam e sejam feitos de instrumentos de disseminação de moscas de berne. E se você sentir qualquer dor cuidado, pois você pode estar com alguma larva dentro de você!

Fotos: wikipedia.org/ Marcel Rawady -Bot Fly Larvae

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas